Neste artigo são apresentadas as formas de recuperar a energia do condensado, bem como, os respectivos benefícios.
Condensado é o líquido formado quando o vapor passa do estado gasoso para o líquido. Durante um processo de aquecimento, condensado é o resultado após o vapor ter transferido uma porção da sua energia térmica conhecida como calor latente para o produto, linha ou equipamento que está sendo aquecido.
O QUE É RECUPERAÇÃO DE CONDENSADO?
Se 1 t/h (tonelada por hora) de vapor é fornecida ao equipamento para o processo de aquecimento, então a mesma quantidade de condensado (1 t/h) precisa ser descarregada a partir do equipamento. A recuperação de condensado é um processo de reutilização do calor sensível contido no condensado descarregado que, ao invés de jogá-lo fora, pode levar a uma economia significativa de energia, tratamento químico e recuperação da água do processo.
O condensado pode ser reutilizado em diferentes caminhos, por exemplo:
– Água de alimentação aquecida, enviando o condensado quente de volta para o desaerador da caldeira;
– Pré-aquecimento, para qualquer sistema de aquecimento que seja aplicável;
– Vapor, através de reuso do vapor flash;
– Água quente, para limpeza do equipamento ou outras aplicações de limpeza.
BENEFÍCIOS DE RECUPERAÇÃO DO CONDENSADO.
A reutilização do condensado quente pode levar a uma redução considerável em termos de energia e recursos de água, pode produzir melhorias das condições de trabalho e redução da pegada de carbono da sua planta.
REDUÇÃO DO CUSTO DE COMBUSTÍVEL.
A alimentação da caldeira com condensado de alta temperatura pode maximizar o resultado, porque conta com menor energia térmica para transformar água em vapor. Quando recuperado e reutilizado de maneira eficiente, o condensado pode tornar possível a redução do combustível utilizado na caldeira em torno de 10 a 20%.
MENORES GASTOS RELATIVOS À ÁGUA.
Depois de todas as impurezas removidas, o condensado pode ser reutilizado como água de alimentação da caldeira, reduzindo consideravelmente o fornecimento da água e custos de seu tratamento, e também os custos associados com a água fria utilizada para reduzir a temperatura do condensado antes do descarte, quando aplicável.
Conforme a quantidade de condensado que é recuperada e reutilizada, outros benefícios podem ser incluídos, como por exemplo, a redução da necessidade de purga da caldeira através da alimentação da água de melhor qualidade e menor corrosão no sistema.
A Bermo conta com sistemas adequados para drenagem que melhoram a eficiência térmica de seus processos. Ficou curioso? Consulte-nos para mais informações!