Vapor úmido vs. Vapor seco.
As caldeiras não geram vapor 100% seco. Quando uma caldeira de vapor ferve sua água, as bolhas de ar que se rompem ao atingir a superfície irão carregar pequenas gotas de água junto com o vapor. A menos que um superaquecedor seja utilizado, isto irá fazer com que o vapor fornecido se torne parcialmente úmido (vapor úmido) através do líquido adicionado.
Título do vapor.
O título do vapor é usado para quantificar o teor de água contido no vapor. Esse fator é importante porque tem um efeito direto sobre a quantidade total de energia transferível contida no vapor (geralmente somente o calor latente), o que afeta a eficiência e qualidade de aquecimento.
Título do vapor durante o transporte.
Durante o transporte, a perda de calor por radiação da tubulação faz com que parte do vapor perca seu calor e volte a ser água, reduzindo o título do vapor. Providências devem ser tomadas para descarregar todo o condensado de dentro da tubulação de vapor.
O vapor úmido além de afetar a eficiência de transferência térmica pode causar erosão da tubulação e equipamentos críticos, tais como as hélices das turbinas. Por essa razão, é recomendado tomar medidas preventivas, como o uso de separador de umidade para remover o condensado contido e manter a qualidade do seu vapor.
A Bermo conta com as melhores soluções para você garantir a qualidade em seu processo de vapor.
Quer saber mais? Não hesite em nos consultar.