Uma válvula agulha nada mais é do que um tipo de válvula específica para determinados procedimentos industriais. Ela é diferente das válvulas comuns devido ao seu formato de agulha e, por isso, oferece uma série de benefícios relacionados à física que o seu formato proporciona nos fluidos.
Mas não se preocupe. Neste artigo, a Bermo vai te ajudar a entender mais sobre válvula agulha, o que é, para que serve e como funciona. Por mais que esse seja um objeto técnico e por vezes difícil de entender, você vai entender tudo sobre ele!
Continue lendo.
O que é uma válvula agulha
Uma válvula agulha nada mais é do que exatamente aquilo que o seu nome sugere: uma válvula de controle de pressão, no formato de uma agulha! Assim sendo, esse tipo de peça é ideal para alguns tipos de tubulações que precisam de um controle específico da passagem de ar, água, fluidos, vapor e óleos.
O formato da válvula agulha é bem como se fosse uma agulha de costura. No entanto, com materiais diferentes e feitos para suportar alguns tipos de pressão. A válvula tem um furo no meio que permite a passagem dos materiais daquele sistema.
Diferente das válvulas comuns, como a válvula globo, esse tipo de válvula tem uma precisão muito maior. Afinal, o fluido que está no cilindro vai ter apenas um lugar para passar, que é dentro da agulha.
Como resultado, esse tipo de controle oferece um maior nível de precisão para o sistema ou máquina. Ideal para uma operação mais segura e controlada.
Para que serve a válvula agulha
A válvula agulha serve para controlar a passagem de fluidos em algum sistema industrial ou máquina. O seu formato externo é muito semelhante a uma válvula de pressão comum. Mas a sua composição interna traz uma passagem muito fina de fluidos, que se assemelha com uma agulha feita de aço inoxidável, bronze ou outras ligas de aço.
A válvula pode controlar o fluxo de:
- Água;
- Fluidos;
- Vapor;
- Óleo mineral, sintético e vegetal;
- Ar.
Como funciona a válvula agulha
Com pressão máxima de trabalho de 3000 PSI até 6000 PSI, os encaixes são NPT, BSP e SW. Assim sendo, esse tipo de válvula trabalha de maneira muito semelhante a qualquer outro tipo de válvula de controle de pressão.
Basicamente, a válvula faz o bloqueio do fluido e o libera de maneira super controlada, em processos que precisam de estancamento com praticidade e segurança.
As vedações da válvula agulha são muito precisas e eficientes. Afinal, o objeto é fisicamente parecido com uma agulha e isso gera uma performance muito grande para o controle dos fluidos.
Basicamente, o controle acontece na parte externa da válvula. Esteticamente ela é muito parecida com uma válvula comum. Mas na parte de dentro, ao girar a rosca, a agulha de abre ou se fecha, dependendo da necessidade do processo.
Por ter um formato fininho e cilíndrico, esse tipo de válvula é altamente precisa e é possível ordenar a passagem dos fluidos de maneira muito sensível.
Muito interessante esse formato de válvula, não é mesmo?