Entender o que são purgadores e quais os tipos vai te ajudar a escolher a melhor alternativa de purgador para o seu projeto. Afinal de contas, um bom purgador pode facilmente aumentar a eficiência de algum tipo de processo industrial e, assim, melhorar todas as etapas de algum processo produtivo.
Sem o purgador certo, além de perder eficiência na hora de usar o vapor para aquecer algum sistema, a sua empresa pode notar uma defasagem na produtividade em geral. Além dos gastos em manutenção.
Portanto, neste artigo, a Bermo vai te ajudar a entender o que são purgadores e quais os tipos mais comuns.
Continue lendo!
O que são purgadores e quais os tipos
Os purgadores nada mais são do que um tipo de equipamento mecânico usado para eliminar condensado de dentro de um sistema de vapor. Assim, o purgador serve para liberar a passagem do vapor de maneira efetiva para o processo que ele está sendo usado, sem que o condensado sobre no meio do caminho para atrapalhar a passagem.
Assim sendo, o purgador de vapor cria uma “armadilha” para atrair o vapor para um lado e o condensado (sobras do vapor) para outro lado. A partir desse processo, o vapor percorre o seu caminho natural e de maneira eficiente, com todos os benefícios que o vapor pode oferecer para um processo industrial.
Para que esse trabalho aconteça, existem inúmeros tipos de purgadores. A seguir, conheça alguns deles.
- Purgador mecânico.
- Purgador tipo boia.
- Purgador de balde invertido.
- Purgador termostático bimetálico.
- Purgador termostático de pressão balanceada.
- Purgador termodinâmico.
Purgador mecânico
O purgador mecânico é um tipo de purgador que trabalha com a diferença entre as densidades do vapor e do condensado. Em outras palavras, ele identifica quando há uma diferença de densidade nos elementos internos.
Assim que a diferença for percebida, significa que não há apenas vapor no recipiente, mas também, condensado. E então, a descarga se abre para que o condensado vá embora e o vapor continue tendo passagem livre para o processo.
Purgador tipo boia
O purgador tipo boia também trabalha identificando a diferença de densidade entre o vapor e o condensado. Assim sendo, o processo de abertura para vazão do condensado é feito a partir da boia. Quando o recipiente estiver cheio, a boia vai flutuar e a válvula vai abrir.
Enquanto que o recipiente não está no nível de vazão do condensado, a boia serve para vedar essa saída.
Purgador de balde invertido
Esse tipo de purgador serve para drenar condensado, principalmente, em tubulações. Mas também é usado em equipamentos em geral e funciona em um ciclo que se repete todas as vezes que o condensado deve ser eliminado.
Há um balde dentro do sistema do purgador e, assim, esse balde trabalha retirando o condensado para o vapor agir corretamente.
Purgador termostático bimetálico
O purgador termostático bimetálico é diferente. Ele não age de acordo com a densidade dos elementos internos no purgador. Mas sim, com a medição de temperatura. Isto é, ele identifica as temperaturas e assim decifra o que é condensado e o que é vapor.
O sistema elimina o condensado a partir do momento que o identifica pela diferença de temperatura.
Purgador termostático de pressão balanceada
Esse purgador termostático de pressão balanceada funciona de maneira semelhante ao anterior, mas com a pressão balanceada. Isto é, há um controle maior para, até mesmo, reaproveitar a energia do condensado que é eliminado no processo.
Purgador termodinâmico
Esse tipo de purgador termodinâmico tem a sua principal atuação com base na energia e velocidade do vapor e do condensado. Ele identifica os elementos com base na energia e velocidade e, assim, faz o trabalho de separação do vapor e do condensado.
A importância de um purgador de vapor
Você viu o que são purgadores e quais os tipos. Ainda há modelos sob medida e projetados especificamente para determinados processos. Mas de maneira geral, esse componente é fundamental para fazer com que algum sistema industrial movido a vapor, de fato, funcione.
Ou seja, o vapor tem um valor energético muito grande para vários processos. No entanto, o vapor gera condensado, que é como se fosse a “sobra” do vapor. E esse condensado deve ser retirado do sistema para que o vapor não perca eficiência. O purgador faz esse trabalho de identificação e vazão do condensado.