A função de um trocador de calor é mais simples do que você imagina. Porém, muitas vezes é difícil ter essa percepção. Afinal de contas, um trocador de calor é um aparelho técnico e, portanto, ele fica “escondido” em um sistema integrado industrial ou doméstico. É difícil de ver o trocador de calor funcionando.
No entanto, neste artigo, a Bermo vai te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto. E o melhor: de um jeito simples e prático. Continue lendo para aprender a função de um trocador de calor e veja exemplos de onde eles podem ser usados.
Entenda a função de um trocador de calor
A função de um trocador de calor é muito simples. Basicamente, o trocador de calor faz exatamente o que seu nome sugere: troca o calor de algum fluido ou substância. Por exemplo, esse fluido pode ser água ou vapor.
O trocador de calor tem a função de fazer um gás evaporar e condensar. Ou seja, em um sistema industrial que requer aquecimento de sistemas, esse tipo de componente é muito importante.
Para fluidos que trabalham com água, o trocador de calor também pode se fazer presente. Nesse caso, ele troca a temperatura da água que está circulando em algum circuito e entrega ela ao destino final com a temperatura da água alterada.
A função do trocador de calor é levada ao pé da letra. No entanto, cada equipamento ou componente vai precisar de um tipo de trocador de calor específico, de tamanho específico e potencial específico.
Quais são os principais tipos de troca de calor?
Existem muitos tipos de troca de calor. E cada um deles precisa de um sistema específico. Alguns, inclusive, montados sob medida para o projeto. Abaixo, veja uma lista com alguns dos principais tipos de troca de calor:
- Trocador de calor por placas;
- Trocador de calor aletado;
- Trocador de calor por serpentina;
- Trocador de calor casco e tubo;
A troca de calor vai depender de projeto para projeto. Outros, precisam apenas de trocadores de calor por placas, que é um sistema muito comum.
Inclusive, continue lendo para entender melhor como funciona o trocador de calor por placas.
Como funciona um trocador de calor por placas
A troca de calor por placas funciona muito bem, pois é um tipo de troca de calor em que os fluidos têm um fluxo contra-corrente. Esse tipo de trocador de calor permite que os fluidos percorram caminhos alternados. Ou seja, um fluxo contra-corrente.
Assim sendo, a eficiência desse processo é muito grande. Pois o contra-fluxo permite a corrugação das placas e os fluidos passam de maneira mais eficiente. A turbulência aumenta e, no fim de todo o processo, a troca de calor acontece.
Esse tipo de trocador de calor é muito comum e é ótimo para vários tipos de processos, projetos e produtos.
Onde são usados os trocadores de calor
Os trocadores de calor são usados em inúmeros tipos de equipamentos industriais, tipo máquinas. No entanto, os trocadores de calor também podem ser usados em objetos dentro da sua casa. E apesar de a Bermo trabalhar com modelos de trocadores de calor mais aplicados aos segmentos industriais e comerciais, vamos citar o exemplo de funcionamento de um ar-condicionado para facilitar o entendimento.
Sim, o ar-condicionado que você tem dentro da sua casa precisa de um trocador de calor para funcionar. E esse trocador de calor é o que deixa o ar geladinho em dias muito quentes.
Basicamente, funciona assim: o ar-condicionado capta o ar quente, que é levado até o trocador de calor e, em questão de segundos, é registrado e devolvido ao ambiente. O trocador de calor faz toda a função de trocar o calor do ar.
Esse é exemplo “próximo” de muita gente. Porém, os trocadores de calor atuam em vários outros projetos.
Como é montado um trocador de calor
Depende muito do modelo do trocador de calor. Os modelos por placa, por exemplo, consistem em um conjunto de placas de metal corrugado e com orifícios. Nesses orifícios é que passam os fluidos para transferir calor.
O conjunto de placas é montado assim: placa de estrutura fixa + placa de pressão móvel. As duas são presas por parafusos de aperto. Os fluidos são vedados lá dentro e a quantidade de placas depende do fluxo de fluidos.
A função de um trocador de calor é muito complexa do ponto de vista mecânico, mas muito simples de entender do ponto de vista prático. Afinal, o trocador de calor garante o aquecimento e resfriamento de algum fluido que seja importante para determinado processo ou equipamento.